» » Carta de apresentação para currículo

Carta de apresentação para currículo

A carta de apresentação para currículo é um tipo de documento que deve ser conhecido por todas as pessoas que vão ou pretendem enviar seus dados profissionais com relação à sua estrutura e cuidados inerentes.

Aspectos importantes da carta de apresentação para currículo

O currículo pode ser enviado para diferentes tipos de pretensões como a tentativa de obter um novo emprego, chances em bolsas de estudo ou ainda para seleção em cursos de pós-graduação dos mais variados níveis.

Em todas estas modalidades uma exigência constante se refere ao envio odo currículo junto com uma carta de apresentação a qual tem o objetivo de demonstrar, de forma breve, que é a pessoa que se apresenta como candidato de determinada vaga.

Por isso, este tipo de carta deve ser redigida de maneira correta, sem erros gramaticais ou ortográficos e cuidando ainda para que a sua escrita seja simples e direta ao objetivo pretendido nesta comunicação.

Em seu início a carta de apresentação possui um endereçamento para a pessoa ou órgão que vai analisar o currículo em anexo.

É preciso ainda, antes de entrar diretamente nos dados profissionais, indicar o motivo do envio da carta de apresentação com a devida informação do anúncio de emprego ou edital para concorrer a cursos e bolsas de estudo.

O próximo passo se refere a informar de maneira devidamente resumida os dados presentes no seu currículo. Para isso se faz necessário mencionar os dados pessoais e a maior qualificação no momento que possui com a indicação da instituição de ensino na qual ela foi obtida.

É preciso depois discriminar, de maneira breve, os cursos e qualificação que você possui destacando as mais relevantes e que podem despertar o interesse de seu destinatário. Outro ponto relevante a ser colocado na carta de apresentação se refere às experiências profissionais anteriores.

Não se pode esquecer também de mencionar neste tipo de documento as motivações específicas para a realização de um novo trabalho ou curso buscando neste caso mostrar os pontos que serão atrativos para quem vai ler a carta de apresentação.

No final da carta de apresentação para currículo é preciso colocar à disposição para entrevistas ou conversas posteriores realizando um fechamento simples com palavras únicas sem frases prontas e rebuscadas.

Veja:

 

Carta de apresentação para currículo

Gostou do que viu? Compartilhe!