» » Carta de apresentação para dispensa do aviso

Carta de apresentação para dispensa do aviso

Tanto funcionário como empresa tem direitos e deveres a serem cumpridos e um dos direitos do funcionário é solicitar o desligue a qualquer momento.

Sabe que quando ocorre um pedido de demissão esse deve ser comunicado com 30 dias de antecedência para que a empresa possa se programar e durante esse período o funcionário deve trabalhar normalmente. Quando isso ocorre não há necessidade de o colaborador arcar com o aviso prévio.

Porém, na grande maioria dos casos o funcionário solicita o desligue de imediato e por conta disso, ele deve pagar uma multa que corresponde a um salário. Para que não haja problemas no momento da rescisão é preciso de uma carta de apresentação para dispensa do aviso que comprove que ele está de acordo.

Informações importantes na dispensa do aviso

Essa carta entregue à empresa em que o funcionário abre mão do aviso, normalmente costuma ser escrita a próprio punho por solicitação das empresas. Nela o empregado deve direcionar a carta a empresa colocando o nome e o motivo de sua saída (que não precisa ser detalhado, essa informação mais completa pode ser conseguida em uma entrevista de desligamento).

Deve ficar bem claro também que o funcionário está solicitando o desligue e a dispensa do cumprimento do aviso prévio. A data com dia, mês e ano também precisam estar presentes e serem seguidas do nome completo e assinatura do funcionário.

Algumas empresas que possuem grande rotatividade de funcionários costumam ter um modelo padrão que pode ser copiado na carta de apresentação para dispensa do aviso, tendo apenas os dados pessoais preenchidos de acordo com o solicitante. Porém, deve se ressaltar que legalmente não existe um modelo padrão, podendo cada um fazer a sua desde que não falte nenhuma informação relevante e que expresse claramente a solicitação de dispensa do aviso prévio.

Veja um modelo:

À
(NOME DA EMPRESA)

Prezado(s) Senhor(es)

Por motivos pessoais, venho por meio desta apresentar meu pedido de demissão do cargo que ocupo nesta empresa.

Tendo interesse em desligar-me imediatamente, solicito a dispensa do cumprimento do aviso prévio.

Sem mais

_____________, ___ de ___________ de ______.

(CIDADE), (DIA) (MÊS) (ANO)

(ASSINATURA DO EMPREGADO)
_______________________________
(NOME DO EMPREGADO POR EXTENSO)

 

 

Gostou do que viu? Compartilhe!