» » Carta de apresentação para o primeiro emprego

Carta de apresentação para o primeiro emprego

A carta de apresentação é um dos pontos mais eficientes para o profissional que está em busca de uma recolocação no mercado ou, ainda, os que contam com pouca bagagem e estão atrás da primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Para ambos, tem sido indispensável o uso de uma carta de apresentação, pois é ela que vai manter o contratante em contato com as primeiras impressões do candidato. Na carta, muito se diz, em poucas palavras, e é imperativo que desperte o interesse em clicar no currículo, no caso de envios por e-mail, e em uma possível chamada para participar do processo seletivo.

Existem diversos modelos de carta de apresentação para o primeiro emprego, e cada uma delas de acordo com um propósito igualmente distinto. Abaixo, vamos conferir algumas dicas fundamentais para quem deseja enviar uma carta de apresentação a um empregador, e que não possua prévia experiência em área alguma, sendo, esta, a sua primeira oportunidade profissional.

Dicas ao redigir uma carta de apresentação para o primeiro emprego

  • Apresente-se, mas dirija o conteúdo da carta, primeiramente, ao departamento responsável ou à pessoa que irá ler a sua carta, caso saiba o nome dela;
  • Uma breve introdução das suas capacidades é recomendável, principalmente com questões relacionadas à oportunidade, como cursos, por exemplo, e qualidade pessoais, que podem ser organização, comprometimento seriedade etc.;
  • Complemente a carta de apresentação com outras qualidades que complementem o seu perfil profissional, direcionando-as ao objetivo do contato, que é o envio do currículo, com base no anúncio visualizado;
  • Ao encerrar, enalteça alguma qualidade da empresa para aceitar o desafio de contratá-lo, como a aposta na evolução dos seus colaboradores, por exemplo;
  • Assine, ao término da carta, e boa sorte em seus próximos processos seletivos.

Veja o modelo:

 

Ao Departamento de Recursos Humanos ou Nome do recrutador

Com vários cursos administrativos e de informática (ou outros cursos que fez), adquiri conhecimento nas principais rotinas que envolvem a área administrativa. Sou organizado, flexível e dedicado.

Responsabilidade e facilidade de relacionamento completam o meu perfil. Encaminho meu currículo, para a vaga na área administrativa, conforme anúncio publicado.

Buscando desenvolvimento profissional e uma oportunidade no mercado de trabalho, viso ocupar posições em sua empresa, já que essa sua empresa é conhecida por dar oportunidades de evolução aos seus colaboradores.

Acredito que meu perfil e vontade podem contribuir diretamente para o crescimento da empresa.

Estou à disposição para esclarecimentos.

Cordialmente

Gostou do que viu? Compartilhe!