» » Carta de concessão do INSS

Carta de concessão do INSS

Para quem trabalha e algum for pedir um benefício ao INSS se ainda nunca ouviu falar na carta de concessão do INSS com certeza ouvirá. Ela é um documento emitido pelo INSS e para cada processo é emitida uma. Ela tem como finalidade informar ao solicitante todos os dados do benefício que está sendo fornecido.

Ela informa de uma forma um pouco detalhada qual o valor do benefício e qual foi sua base de cálculo, incluindo salários, contribuições, fator previdenciário e qual banco será feito o pagamento do benefício.

Ela é recebida pelo correio no endereço do titular do benefício e junto com ela também podem ser enviadas outras informações, como a certidão para saque do FGTS quando se trata de aposentadoria ou pensão por morte.

Para garantir o recebimento da carta antes de fazer a solicitação é indicado verificar se o endereço está correto, para isso basta acessar o site e fazer a atualização de adastro. Para isso é preciso ter o número do PIS em mão e uma senha eletrônica que é gerada nas agências da Caixa ou em casas lotéricas.

Para quem deseja também pode imprimir a carta de concessão diretamente do site da Previdência Social. Essa é uma forma mais rápida e não precisa aguardar que ela chegue pelo correio. Para isso é preciso entrar com os dados do benefício em uma área restrita para ter acesso a ela.

Modelo de carta de concessão do INSS

Modelo de carta de concessão do INSS

Gostou do que viu? Compartilhe!