» » Carta de desculpas formal

Carta de desculpas formal

O pedido de desculpas não é algo simples, principalmente para pessoas que não gostam de assumir que erraram. Uma das formas mais simples, humildes e certas de se fazer esse pedido é através da carta de desculpas formal. Vamos ver um pouco mais sobre ela e algum modelo? Confira a seguir!

Na maioria das vezes, pedir desculpas não é algo fácil. Porém, é necessário ser feito esse pedido antes que algo mais grave aconteça. Muitas pessoas fingem que esquecem o problema para não precisar pedir desculpas e deixam por isso mesmo. Mas o outro lado da história está lá, lembrando do problema que poderia ser resolvido caso um pedido de desculpas fosse enviado.

Como pedir desculpas

Se você está precisando pedir desculpas a alguém, tente escrever uma carta de desculpas formal. Porém, não se estenda muito, já que a carta de desculpas deve ser curta e objetiva. Lembre-se ainda de redigi-la à mão para fazê-la mais pessoal possível,

Outro segredo é não deixar passar muito tempo, procure fazer o pedido quase que imediatamente se for possível. No texto da sua carta, procure explicar as razões que lhe levaram ao erro, ou seja, justifique seu erro de maneira humilde, já que o que você procura é se acertar e não aumentar a raiva da outra pessoa.

Cuidados ao pedir desculpas

Se o problema tiver algo com dinheiro, tome cuidado ao escrever sua carta de desculpas. Consulte primeiro um advogado para não entregar um documento, em que a outra pessoa possa cobrá-lo legalmente. Portanto, mesmo que tenha dinheiro envolvido, não tema, peça desculpas e tente resolver o problema financeiro posteriormente.

Confira o modelo de carta de desculpas formal a seguir:

Modelo de carta de desculpas formal

Caros Sr. e Sra. [Nome],

Nossos filhos acabaram de entrar em casa e me contaram que nosso cachorro fugiu e destruiu seu jardim de açucenas. Sei que isso não vai compensar todo o trabalho que tiveram, mas irei hoje à tarde à loja de jardinagem comprar novas sementes.
Espero que vocês as aceitem.

Eu já tranquei o cachorro dentro de casa. Ele parece muito triste. Não deixaremos que saia para o jardim até que tenhamos consertado o portão. Prometo que isso jamais tornará a acontecer.

Atenciosamente,

[Assinatura] 

Gostou do que viu? Compartilhe!