O Contrato é uma documentação fundamental diante de diversas relações, como o estabelecimento da compra e venda. Ao perder um contrato como esse é comum que a gente fique perdidos, mas calma que logo abaixo te explicamos o que fazer nesse caso, confira:
O que fazer se perdeu o Contrato de Compra e venda?
Caso você tenha registrado o Contrato em questão no Cartório, o que não é obrigatório mas muito útil em situações como essa, pode ir até ele e buscar uma nova via dele, procedimento que tende a ser bem simples e envolver poucas burocracias, exigindo de você apenas com alguns dados do imóvel, além de documentos pessoais.
Infelizmente, recorrer ao cartório não é válido quando apenas se reconhece firma nele e por isso, existe uma outra possibilidade, a de buscar o contato com a outra parte envolvida nele e assim, solicitar uma nova cópia. Não é uma obrigação que esse pedido seja atendido, portanto valorize o diálogo nesse caso, sobretudo se o contrato estiver sendo buscado para envolver pendências entre si.
Veja Também: Contrato de Compromisso de Compra e Venda de Imóvel
Como guardar um Contrato da forma correta?
Primeiro, comece tendo cópias dos seus documentos e contratos, as autenticando para que caso uma via se perca, ainda possua outra válida para eventuais necessidades ou consultas. Exemplo de documentos com os quais fazer isso nesse sentido, são:
- Contrato de Compra e venda;
- Escritura definitiva;
- Matrícula atualizada do imóvel.
E, caso hajam outras documentações envolvidas, também é interessantes que haja cópias autenticadas para elas. É o caso de:
- Seguros;
- Contrato de financiamento;
- Testamento.
Outra dica bem interessante é que organize a partir de pastas e etiquetas, reservando um mesmo espaço para tudo, assim não vai se esquecer de onde deixou os documentos. Mas se atente para que não seja um local com grande umidade ou que receba muito sol, assim serão evitadas possíveis rasuras.
Benefícios do Registro em cartório
No Cartório, pode estar resguardada uma cópia sob maior segurança, principalmente considerando que a via que fica com as partes do contrato podem facilmente se perder, considerando mudanças de endereço e até mesmo a passagem do tempo, que nos faz esquecer onde deixamos algumas coisas.
Assim, o registro oficial em cartório faz com que o documento se torne público e incontestável, servindo como uma prova legal quando necessário e evitando o risco de possíveis fraudes.
Atualizado em: 20/10/2022 na categoria: Base