Saber escrever um email formal profissional é essencial para se comunicar com eficácia. Neste post você confere exemplos de email formal profissional para apresentação de currículo ou orçamento, solicitação de correções, reagendamento de compromissos, entre outros.
Como Escrever um Email Formal Profissional
Lembre-se, primeiramente, que o seu endereço de email já conta pontos para você ser levado a sério. Então nada de apelidos, nomes no diminutivo ou que façam alusão a algum tema infantil.
O ideal é utilizar o primeiro e o último nome, apenas, que podem ser separados por ponto, hífen ou underline e ser acrescido de números. Não esqueça de escolher uma foto adequada também.
No mais, defina o assunto com objetividade, seja amistoso e, claro, não utilize abreviações, emoticons e palavras escritas inteiramente com letras maiúsculas. Seja conciso, organize bem o texto e se despeça corretamente.
Para iniciar o email formal, utilize saudações como:
- Prezado(a)/Prezados(as)
- Caro/Cara
- Estimado/Estimada
- Senhor/Senhora
Para finalizar o email formal, utilize:
- Coloco-me à sua disposição para quaisquer esclarecimentos.
- Atenciosamente.
- Cordialmente.
- Qualquer dúvida, estou à disposição.
- Não hesite em contatar-me.
- Com os meus melhores cumprimentos.
- Aguardo a sua resposta.
Exemplos de Email Formal Profissional
1. Email formal para envio de currículo
Prezado Dr. (nome)
Venho por este meio candidatar-me à vaga de XXXXX, de acordo com o anúncio publicado no site XXXX, para o cargo XXXX.
Em anexo segue o meu Curriculum Vitae, assim como a minha carta de apresentação, explicando os motivos da minha candidatura.
Qualquer questão, não hesite em contatar-me. Estou disponível para qualquer esclarecimento.
Os melhores cumprimentos,
(nome)
2. Email formal com proposta de prestação de serviços
Prezado Sr. (nome)
Tendo em vista a forte presença da sua empresa no setor de (___), venho por meio deste email apresentar a minha empresa que disponibiliza serviços de (___) que o vão ajudar ainda mais na consolidação da sua marca.
Segue em anexo portefólio com alguns dos nossos trabalhos. É importante frisar que oferecemos um serviço de qualidade a preço competitivo.
Aguardamos o seu contato para prestar maiores informações e orçamento sem qualquer custo para si.
Os melhores cumprimentos, e votos de boa semana.
(nome)
3. Email formal para correção no relatório de contas
Assunto:
Correção no Relatório de ContasPrezado João,
Verifiquei um erro no relatório de contas anexo. Gostaria da sua atenção especial e eventual correção nos itens A1. A2 e A3.
Por favor, me retorne assim que possível.
Grata desde já,
Maria da Silva
Analista de Contas
São Paulo, SP
4. Email formal para novos clientes
Prezada Lívia.
Meu nome é Carlos Henrique e represento a Boutique Linda.
Quero te apresentar a nossa loja e algumas ofertas que certamente te encantarão. Estamos há 15 anos no mercado e, aqui em Belo Horizonte, temos 4 lojas nos mais diferentes bairros da capital.
Trabalhamos com linha feminina para os mais diferentes perfis e temos algumas ofertas para você.
Separamos alguns produtos e um presente para você aproveitar. Basta acessar nosso site e, no final da compra, usar o código livia30 para ganhar 30% de desconto em sua primeira compra.
Ficaremos felizes em ter você como cliente.
Um ótimo dia e boas compras!
Carlos Henrique
Gerente comercial da Boutique Linda
31 95879 4782
5. Email formal para equipe
(município) – (UF), (dia) de (mês) de (ano).
À
(empresa destinatária)
Departamento de Vendas
Sr(a). (nome do contato)Assunto: Reagendamento de reunião
Prezados(as) Senhores(as),
Com relação à reunião marcada para o próximo dia 16 de novembro de (ano), sinto informar que diante da impossibilidade de comparecimento de boa parte do corpo diretor, que se encontrará em viagem para negociação com fornecedores, será necessário remarcar a data do encontro.
Dessa forma, reagendamos a reunião para exposição de seus produtos para o dia 29 de novembro de (ano), às 14h00.
Renovo votos de estima e consideração e solicito confirmação de sua parte para a nova data.
Atenciosamente,
(empresa remetente)
(nome do(a) responsável)
(cargo)
(telefone)
(e-mail)
6. Email formal com envio de orçamento
(município) – (UF), (dia) de (mês) de (ano).
(nome do(a) cliente(a))
Conforme solicitado, fazemos uso do presente para encaminhar em anexo o orçamento dos serviços requisitados com o pacote específico.
Nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento que se fizer necessário e esperamos poder concretizar o pedido brevemente.
Atenciosamente,
(nome)
(cargo)
(nome da empresa)
(e-mail)
(telefone)
(endereço)
Atualizado em: 05/05/2023 na categoria: Cartas Formais