Participar de leilões representa a possibilidade de encontrar boas oportunidades para grande parte das pessoas, já que essa é uma forma de conseguir pagar menos por itens e até imóveis. Mas relacionado a isso, existem ainda diversos detalhes que devemos ter em vista.
Nesse sentido, vemos a presença da Carta de Arrematação, algo muito importante para você que vai participar de um evento de leilão. Assim, siga conferindo maiores informações sobre o modelo logo abaixo:
O que é Carta de arrematação?
A Carta de arrematação é, basicamente, o meio que temos para formalizar aquilo que foi arrematado em leilões, ou seja, descrever de maneira devida o ato de compra e venda para que ele possa exercer sua validade.
Para que entenda melhor, pode comparar essa carta com a Escritura pública para compra e venda. A partir disso, será justamente esse o documento a ser encaminhado para o cartório, visando a transmissão de posse do bem para si mesmo.
Como fazer Carta de arrematação?
Para que essa carta tenha a validade documental desejada para ela, precisamos nos atentar à presença de determinados detalhes que se mostram essenciais. Por isso, tê-los em vista é muito importante para a formulação do modelo.
Nesse sentido, o que precisa necessariamente incluir na sua carta de arrematação é o seguinte:
- Auto de arrematação (de responsabilidade do leiloeiro);
- Termo de penhora;
- Comprovante de pagamento.
Em caso de arrematação de casas e apartamentos, por exemplo, será preciso incluir dados mais específico como a matrícula do imóvel.
Modelo de Carta de arrematação
CARTA DE ARREMATAÇÃO
Número do Processo:
Ação:Passada em favor de ____________________, CPF nº _________________, endereçado em ________________, para título e conservação dos seus direitos.
Juiz _______________________, da Vara _______________, Comarca de ____________, estado de ______________, na forma da Lei.
É certificado assim que, em juízo, ocorre o processamento dos Autos acima para que _______________________, em solicitação a Carta de arremetação, conforme previsto no Art. 901 CPC/2015, com a cópia das devidas documentações:
– Auto de arrematação;
– Termo de penhora;
– Comprovante de pagamento.Diante disso, determinou o Juiz _______________________ que essa carta fosse expedida e sua função devidamente cumprida.
_____________________________________.
(Assinatura)
Atualizado em: 29/11/2023 na categoria: Cartas Comerciais