No meio empregatício, há diversos direitos e deveres tanto para os trabalhadores quanto para a empresa responsável por sua contratação e, ao se perceber que há a presença de uma falta injustificada por parte do empregado, é possível se recorrer a um modelo comum nesse âmbito, a Advertência por falta.
Logo abaixo, confira maiores detalhes acerca desse tipo de advertência, incluindo as principais informações que precisa saber sobre, além de modelos prontos que reunimos ao final:
O que é uma advertência por falta?
Uma advertência por falta é a maneira encontrada pelas empresas para recriminar a existência, e principalmente constância, de faltas injustificadas por parte do seu quadro de funcionários, o informando por meio da mesma que a continuidade do problema pode vim a gerar problemas no vínculo empregatício, podendo até mesmo indicar uma possível futura demissão.
Quando pode haver advertência por falta?
O campus de Recursos Humanos deve estar sempre atentos a regularidade de presença dos funcionários na empresa, contabilizando falta e recepcionando justificativas sobre as mesmas. Contudo, ao haver falta sem explicação com determinada frequência, medidas já podem ser tomadas.
Essas medidas, por sua vez, podem ser feitas de maneira oral, com conversas diretamente ao funcionário e o explicando que a continuação da prática pode acarretar consequências ao mesmo, bem como pode acontecer de forma escrita, mas não precisa sobre como fazer pois mais para baixo deixamos um modelo prontinho para você!
Como fazer uma advertência por falta?
Alguns dados são imprescindíveis para a realização desse modelo, esse é o caso dos dados do funcionário como nome completo. Para além disso, informações especificas sobre histórico de faltas injustificadas devem ser incluídas, como data de ocorrência da(s) mesma(s).
Vale lembrar que outro ponto fundamental é que conste nessa advertência a assinatura tanto do empregador quanto do emprego, certificando assim a veracidade dos dados ali colocados por ambas as partes envolvidas nesse processo de advertência.
O funcionário é obrigado a assinar a advertência?
De acordo com o que é instituído, é de obrigação do funcionário realizar a assinatura da advertência por falta, uma vez que, conforme mencionamos, essa é a maneira de evidenciar que o aviso foi devidamente entregue e compreendido.
Caso haja recusa nesse sentido, o empregador pode solicitar que dois outros funcionários presentes assinem a advertência na posição de testemunhas, expressando que estiveram presente no momento e viram a sua entrega ao destinatário.
Modelos de Advertência por falta
Modelo 1
Advertência destinada A(o) Sr.(a) _______________________________.
Tendo em vista a constatação de ____ (números de faltas) faltas injustificadas no período de __/__/____ até __/__/____, atestamos aqui a irregularidade apresentada visto o atual regime de trabalho do funcionário, que demandava sua presença nas vezes citadas.
Com isso, decidimos por lhe aplicar advertência, baseado no artigo 482 da CLT, para que situações como essas não venham a se repetir sem que haja prejuízo para ambas as partes e medidas mais rígidas não venham a ser tomadas
(Cidade), (data).
_____________________________
(Assinatura do empregado)_____________________________
(Assinatura do empregador)
Modelo 2
CARTA DE ADVERTÊNCIA DISCIPLINAR
Nome:
Função:Pelo presente termo, aplicamos uma advertência com finalidade disciplinar em relação aos dias __________________________, quando o senhor não compareceu ao seu posto de trabalho, gerando uma falta injustificada para tal.
A empresa espera que a conduta citada não se repita, visto que ela não está de acordo com as normas instituídas em nosso espaço de trabalho.
______________________ – ____
____/____/___________________________________
(Assinatura do empregador)Por estar ciente,
_____________________________.
(Assinatura do empregado)
Modelo 3
Nome:
CPF:
Cargo:Em razão da sua falta no dia ___/___/_____ que não foi devidamente justificada ao setor responsável, o senhor está sendo advertido, visto que não compareceu ao cargo de trabalho conforme previsto, gerando prejuízo para a empresa e indo de encontro as normas estipuladas em contrato de trabalho.
Ressaltamos que o presente aviso não inclui suspensão ou finalização de vínculo, o que poderá ocorrer em caso de recorrência.
(Cidade), (data).
_____________________________
(Assinatura do empregado)_____________________________
(Assinatura do empregador)
Modelo 4
Empresa:
Gerência:Ao Empregado _____________________________,
Por faltar ao posto de _____________________ no dia ____/____/______, descumprindo sua função estabelecida sem justificativa plausível, o advertimos que o comportamento não está de acordo com o esperado para os nossos funcionários.
Esse informe tem como principal objetivo lhe deixar ciente acerca do ocorrido e da visão causada, diante da qual esperamos que não haja repetições.
____/____/______
(Assinatura do empregador)
Por estar ciente,
_____________________________.
(Assinatura do empregado)
Modelo 5
O senhor ___________________________, na condição de empregado na empresa _________________________, na função de _________________________, tem descontentado a nossa equipe pelas faltas constantes sem que haja acordo prévio ou justificativa posterior.
Em caso de repetição do problema, será suspenso por ____ dias e, caso continue por mais vezes, é possível que seja demitido por justa causa.
(Cidade), (data).
_____________________________
(Assinatura do empregado)_____________________________
(Assinatura do empregador)
Atualizado em: 28/03/2024 na categoria: Cartas de Emprego