Uma relação de emprego passa por diversas fases diferentes, e cada uma delas deve seguir determinado rigor legal para garantir segurança a ambas as partes, sobretudo em possíveis processos trabalhistas.
Nesse sentido, é também preciso analisar cuidadosamente como será realizado o processo de demissão. E sabendo disso, reunimos abaixo informações e também um modelo pronto para Carta de desligamento de funcionário, olha só:
Para que serve a Carta de Desligamento de Funcionário?
Esse modelo de carta serve para que seja explicitado o desejo por parte do funcionário de se desvincular da empresa, encerrando assim o vínculo empregaticio de maneiro formal e cabível, não resultando em problemas futuros nesse mesmo sentido.
No geral, é comum que ela seja redigida após um primeiro informe feito oralmente, sendo utilizada apenas para fim de formalização da solicitação de desligamento, pois assim o funcionário pode assegurar que realizou todo esse processo de forma correta.
Aliás, essa é a melhor de evitar que haja um processo posterior por abandono de emprego, dentre outras questões.
Regras para a Carta de Desligamento de Funcionário:
A Carta de desligamento de funcionária costuma ser um modelo bem simples e direto, principalmente considerando que maiores especificações já tendem a ser conversadas pessoalmente, inclusive antes da entrega da carta.
Mas é claro, mesmo diante de sua objetividade, é preciso seguir alguns parâmetros capazes de validar o modelo. Dentre eles estão a inclusão de determinados dados e informações, são eles:
- Identificação da empresa;
- Nome do responsável pelo recebimento da carta;
- Solicitação de desligamento do cargo;
- Informar se deseja ou não cumprir aviso prévio;
- Local e data;
- Sua assinatura e nome completo.
Modelos prontos:
Modelo 1
À Empresa ___________________________________
Prezado(a) ___________________________________, na função de ______________________________________,
Por meio da presente carta, informo o desejo de desligamento da empresa, tendo até então cumprido a função de ________________________ na mesma.
Assim solicito a dispensa, me posicionando com relação ao período de aviso prévio de forma a _________________________.
______________________, ___/___/______.
Assinatura : _____________________________
Nome completo: _____________________________________
Modelo 2
CARTA DE DESLIGAMENTO
_______________-___, ___/___/______.
Prezado(a) Gestor(a),
Eu, __________________________, CPF nº ____________________, na função de ____________________, solicito por meio desta carta o meu desligamento do quadro de funcionários da empresa em razão de _______________________________.
Cordialmente,
______________________________.
Modelo 3
A Instituição _________________________
A partir da carta, comunico que a partir da data de ___/___/______, o funcionário ___________________________ não possui mais interesse em fazer parte da equipe da empresa, solicitando demissão por conta de motivos pessoais.
Atenciosamente,
_____________________________.
Modelo 4
____________________ – ___, ___/___/______
À Empresa _____________________Por conta de _______________________________, venho por meio desta carta apresentar aos responsáveis meu pedido de desligamento da empresa. Solicito contato para conversar acerca de valores a serem ajustados.
Sem mais,
_______________________________.
O que falar na hora de pedir demissão?
Por fim, queremos ressaltar a importância de saber conduzir uma demissão, já que além de ser delicado é interessante que o momento seja levado de forma séria e ao mesmo tempo amistosa, sem se indispor com a empresa.
Por isso, no ato da demissão, opte por escolher um local privado, onde possa conversar de forma direta com o responsável e expor para ele as razões pelas quais está se demitindo, bem como responder a possíveis dúvidas que partam dele.
Outra sugestão é que exponha pontos a serem melhorados como sugestão para um próximo empregador que ocupará sua vaga, bem como para tratar os outros funcionários com os quais trabalhou.
Atualizado em: 04/07/2024 na categoria: Cartas de Emprego