Quando compramos algo, esperamos o melhor desse produto. Por isso, encontrar um defeito é razão para um forte desapontamento, o que acaba gerando a necessidade de redigir uma Carta de Reclamação de Produto com Defeito.
Esse modelo é muito importante e nos ajuda a buscar a resolução do problema logo em primeiro momento. E para que você não tenha dúvidas ao fazer esse processo, explicamos melhor sobre ele abaixo, além de disponibilizar um modelo pronto ao final. Confira:
Para que serve a Carta de Reclamação de Produto com Defeito?
Ao utilizar uma Carta de Reclamação de Produto com Defeito, é possível expor o problema, detalhando o erro visto no funcionamento, bem como o tempo de uso do produto, especificando assim o prazo de garantia do mesmo.
Além disso, essa carta serve para que solicite algum retorno quanto à questão, podendo se tratar de um ajuste do produto que já possui, troca por modelo de igual ou maior valor e até mesmo o ressarcimento do valor pago.
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Regras para a Carta de Reclamação de Produto com Defeito:
Diante de sua importância, é importante ficar atento a alguns detalhes essenciais com relação a esse modelo, dando validade ao que é dito ao mesmo passo em que se agiliza o processo, visto que apresentar informações completas tende a agilizá-lo.
Sendo assim, confira abaixo aquilo que não pode faltar ao confeccionar sua reclamação nesse sentido:
- Especificação do produto;
- Valor pago;
- Data de compra;
- Forma com a qual deseja resolver o problema;
- Identificação do remetente.
Modelo pronto:
Cidade _________________________, ___/___/______
À Empresa __________________________
Assunto: Reclamação de produto com defeito
Na data de ____ de ________________________ de _______, realizei a compra de ______________________________, conforme cópia da nota fiscal que segue em anexo, tendo pago o valor de R$ _______________ por meio de ___________________________________________. Contudo, o bem em questão apresentou como defeito ______________________________________________________________.
Diante disso, solicito à empresa fornecedora a resolução do impasse, me amparo para tanto no próprio Código de defesa do consumidor, uma vez que é dito em seu Artigo 18, parágrafo 1°, Inciso I, que:
I – A substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso.
Com isso, é dado a empresa o prazo de 10 dias para retorno efetivo a contar a partir do recebimento da presente carta, sendo importante ressaltar que a contrariedade disso irá gerar medidas judiciais cabíveis.
Aguardo retorno.
Atenciosamente,
Assinatura : _____________________________
Nome completo: _____________________________________
Endereço:
Dados para contato:
Atualizado em: 21/11/2022 na categoria: Cartas de Reclamação