O sumário é a seção de um documento que indica como estão divididos os seus capítulos, seções, e todas as suas partes.
Ele contém as numerações das páginas onde se inicia cada parte do documento, bem como seus títulos e subtítulos.
Ele deve ser elaborado após a finalização do documento, pois ele é como se fosse um resumo, um esqueleto do documento, sendo mais fácil a sua elaboração quando o documento está completo.
Existem normas específicas para a elaboração de sumários, como a norma da ABNT, utilizada para trabalhos acadêmicos.
Veja abaixo dois modelos de sumários.
Modelo de Sumário
MONOGRAFIA – ESTRUTURA
- Elementos que antecedem o texto
1.1 Capa
1.2 Página de rosto
1.3 Verso da Página de rosto
1.4 Errata
1.5 Folha de Aprovação
1.6 Dedicatória
1.7 Agradecimentos
1.8 Epígrafe
1.9 Resumo
1.10 Sumário
1.11 Lista de Tabelas
1.12 Lista de Figuras
1.13 Lista de abreviaturas e siglas
1.14 Anexos ou apêndices
2 Texto
2.1 Apresentação gráfica do trabalho
2.2 Paginação
2.3 Citações
2.3.1 Expressões Latinas
2.3.2 Notas de Rodapé
-
Referências Bibliográficas
Modelo 2
PROJETO DE PESQUISA – ESTRUTURA
- Capa
- Página de rosto
- Sumário
- Introdução
4.1 Determinação e delimitação do tema e do problema de pesquisa
4.2 Justificativa
4.2.1 Relevância Social
4.2.2 Relevância Cientifica
4.3 Objetivos
4.3.1 Objetivo Geral
4.3.2 Objetivo Especifico
4.4 Enunciar as hipóteses
4.5 Quadro teórico/referencial teórico
4.6 Metodologia
4.7 Técnicas e instrumentos selecionados para coleta de dados
4.8 Procedimentos que serão utilizados para a análise dos dados
- Cronograma
- Orçamento
- Indicação da bibliografia
- Anexos ou apêndices
Referencias Bibliográficas
Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Cartas Formais